quinta-feira, 26 de junho de 2014

CAIXAS DA "SURPRESA" E "DIVERSÃO"

Caixa surpresa
A caixa surpresa é utilizada de várias formas em sala.

Como um jogo, deixando uma figura ou brinquedo do vocabulário que estamos estudando no momento dentro, e dizendo aos alunos que eles terão que adivinhar o que é. As regras do jogo dependem da série, da quantidade de alunos, do nível da turma...uma opção é separar a sala em grupos e dar três dicas. Os grupos escrevem a palavra numa folha. Quem acerta ganha. Pode haver mais de uma rodada, para isso basta colocar envelopes ou embrulhos numerados. Para turmas mais avançadas: colocar vários objetos ou flashcards lá dentro. Cada um pega um objeto e tem que fazer uma frase.

Os pequenos adoram começar um novo tema com a caixa. Dar algumas dicas do que tem lá e ir mostrando aos poucos os deixa super curiosos. Mas para dar certo não adianta fazer sempre do mesmo jeito.

A caixa surpresa pode ter um tema: cores, objetos escolares, alimentos, transporte....

Também serve como proposta de uma atividade diferente. Coloque os materiais que vocês vão utilizar lá dentro.

Para uma contação. Ela pode trazer um livro, fantoches, brinquedos, fantasias... 





Caixa da diversão
É uma caixa com bolinhas, ou com outro material similar. É interessante para trabalhar com crianças pequenas pois proporciona movimento através de ordens simples. Podemos pedir para que elas peguem apenas as ‘yellow balls’ ou que levem as bolas ‘red’ para a direita (e apontar) e as ‘blue’ para a esquerda (e apontar).
Se não tiver uma caixa de bolinhas como essa na sua escola, você pode substituir por outros materiais. Algumas alternativas são colocar papel colorido dentro de garrafinhas pet pequenas, ou pinta-las (mas é preciso juntar bastante), ou fazer com jornal , papel colorido e fita adesiva ou também encapando rolinhos de papel higiênico. Na quantidade de pelo menos uma de cada cor para cada aluno.



BYE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário