sábado, 28 de junho de 2014

E AGORA QUE SOU TEACHER?

Reuni neste post algumas dicas gerais que tenho passado para teachers que estão começando a dar aulas.

-Pergunte, se informe sobre o método e material adotados.

-Conte com a experiência das colegas e tente encontrar apoio no seu local de trabalho.
Procure ajuda com a coordenação de área, na sua escola com a equipe pedagógica, com a coordenação, direção, funcionários, outras professoras da mesma matéria ou das salas em que você leciona. Quando comecei a lecionar me senti muito insegura e perdida. Mesmo tendo habilitação plena em Letras- Inglês não me sentia preparada para entrar em sala ou lidar com crianças. Desconhecia o material adotado, também não possuía um acervo próprio. Agradeço muito, pois tive a sorte de encontrar na figura da professora Eliana, não apenas uma colega de trabalho, mas uma amiga sempre pronta a ajudar, e nas escolas onde trabalhei, sempre fui acolhida. Todas as pessoas que conheci, só posso agradecer, pois cada uma me acrescentou algo para melhor. 

-Explore o acervo da escola.
Sei que as realidades de trabalho são muito diferentes por diversos fatores. Alguns terão a sorte de encontrar muito material à disposição e outros encontrarão a prateleira da matéria vazia. Comece explorando o que houver na escola destinado ao inglês, mas não pare por aí. Olhe tudo. É possível aproveitar muitos materiais, livros pedagógicos voltados à formação do professor, livros infantis que adaptamos as historias e lemos em inglês. Pergunte o que há de lúdico ou apoio.


ludico, livros, acervo


- Aos poucos vá construindo um acervo pessoal.
Sei que os materiais de língua estrangeira tem um preço elevado mas há alternativas para gastar pouco e acumular uma quantidade razoável de material. Se você conhecer outras professoras da matéria e puder pegar emprestado alguma coisa, peça que enviem arquivos, ou tire cópias e mantenha tudo guardado de forma organizada. Procurar livros usados em sebos também é uma alternativa, no entanto, o mais interessante é reservar algumas horas semanais para pesquisa. Entre na internet, através de ferramentas de busca procure por atividades, visite sites, blogs, se você frequentar redes sociais participe de grupos de professores. Só assim você terá base para discernir qual material realmente vale a pena o investimento. Troque informações, veja o que os colegas estão utilizando e como estão fazendo.


acervo ingles

-Quanto aos materiais utilizados em sala, vale a pena investir?
O melhor investimento é na criatividade. Não há necessidade de comprar com seu dinheiro algo para ser usado em sala pelos alunos. Muitas  professoras não utilizam mais do que a escola oferece e fazem aulas maravilhosas. Se ainda assim você quiser comprar algo que vá acrescentar um diferencial ou que você tenha vontade de aplicar, é uma opção pessoal. No que se refere à materiais pedagógicos que ficarão com você, invista em coisas que podem ser utilizadas muitas vezes. Vale a pena gastar um pouco mais em materiais versáteis, que você irá utilizar bastante ou que vão durar muito tempo. Pense bem e avalie. Se não, procure outras alternativas. Veja se a escola fornece algum material para a confecção, pense se você mesmo consegue fazer, se terá tempo...

-Por onde começar?
Tudo depende da série para a qual você dará aula. Idades diferentes, necessidades diferentes. Mas de modo geral:

-Músicas: Elas estimulam a fala, construindo o repertório linguístico e fonético. Pesquise nursery rhymes. Eu costumo baixar por meio de alguns programas simples vídeos ou apenas o áudio do youtube. Existem coleções de músicas infantis em inglês que são consideradas clássicas, nas buscas você encontrará muitos resultados.

-Alguns flashcards: Vá fazendo na medida em que você for abordar os temas. Depois de algum tempo, você já terá vários!
http://agoraquesouteacher.blogspot.com.br/2014/06/flashcards.html

-Materiais de apoio: Depende da série que você está lecionando. Quanto menores os alunos, mais ludicidade. Geralmente a escola tem algum material, mas se não for o caso, não se desespere, invista em poucos, mas básicos. Tenha em mente algum assunto, história ou música que vá trabalhar. Fantoches, dedoches (que você mesmo pode fazer, do modelo mais simples, com E.V.A, com palitinhos, improvisando com meias...), dados grandes (feitos com caixas ou feltro)...também vá fazendo conforme o tempo/ necessidade. Planeje primeiro, pondere se há realmente necessidade.

-Faça sempre um quadro colorido ou com desenhos.

-Fale! A maioria só terá você como referencial linguístico.

-Comece sempre pelo que o aluno já conhece e vá expandindo o tema.

-Aproveite as situações cotidianas e o interesse que eles demonstrarem (mesmo que isso signifique sair um pouco do planejamento da aula. Mais vale abordar algo real, ou do interesse da criança do que cumprir algo pela rotina ou prazo, pois a aprendizagem será verdadeiramente significativa).



Deixo aqui alguns links que podem ser úteis:
  
http://sites.aticascipione.com.br/hello/   site de uma coleção tradicional de livros. Aqui disponibilizam planos anuais, alguns projetos pedagógicos, algumas músicas, uma lista de links com sites para trabalhar vários assuntos, projetos para datas comemorativas... vale a pena dar uma olhada.

http://www.eslkidsworld.com/worksheets.html  site com atividades para imprimir.

http://www.kidzone.ws/   site com atividades para imprimir.

https://www.youtube.com/channel/UCbt63GNsB5wet6NO3dmhssA  canal do youtube com muitas musicas infantis

https://www.youtube.com/channel/UCvkvmLBdHodQ-a-6LeYFP0Q canal do youtube com muitas musicas infantis.

http://supersimplelearning.com/  site com algumas atividades para imprimir, links para youtube, com vídeos e músicas.

http://criancasaprendemingles.blogspot.com.br/   blog  com muitas dicas para educação infantil e ensino fundamental I.

http://englishparakids.wordpress.com/   blog educação infantil.

http://madeforteachers.com.br/  blog com dicas bem interessantes.

Espero ter ajudado! conhece algum site ou blog interessante? deixa a dica nos comentários! ;)

BYE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário