sábado, 3 de março de 2018

LEITURA E CONTAÇÃO

No blog há várias sugestões onde aplico a contação como base para aula. O universo infantil é regido pela fantasia e o brincar é uma forma ativa de interagir com o meio e treinar capacidades motoras, cognitivas e sociais. 
Contar não é ler, embora num primeiro momento pareça a mesma coisa. Fazer uma leitura é diferente de fazer uma contação, que é uma adaptação ou a história decorada na íntegra. Os objetivos e as características de ambas as modalidades são próximos, porém diferem. Quando pegamos um livro e fazemos uma leitura, estamos estimulando o comportamento leitor nas crianças, já quando contamos o enfoque é a cultura oral. De toda forma, contar uma história para crianças está diretamente ligado ao faz de conta além de estar ligada diretamente ao desenvolvimento das capacidades de concentração e audição. Em ambos os casos é necessário planejamento, é essencial analisar se a história contém algo que os alunos precisem de conhecimento prévio para abordarmos o assunto antes e ter o material todo preparado para a aula. Para uma apresentação tranquila é importante delimitar no início a forma como vamos proceder, sempre é mais fácil deixar claro qual o comportamento esperado para as crianças, dizendo se podem fazer interrupções, se podem se levantar para olhar o material, se podem tocar... e se vamos fazer alguma atividade depois da história.

Para a contação é interessante que utilizemos:
- Adereços, vestimenta, cenário, efeitos sonoros.
No decorrer da narrativa o uso de apoios imagéticos é uma forma de ancorar os objetivos e a atenção. Estes apoios podem ser fantoches, aventais, brinquedos e objetos de uso comum diário do universo familiar ou escolar.
- Expressão vocal, facial e corporal: passar detalhes através de gestos e da postura para que todos consigam visualizar e captar a vivência do ocorrido, fazer esforço para que os ouvidos de cada aluno estejam atentos e os olhos nos acompanhem. Olhar nos olhos das crianças e interagir com cada aluno é importante pois se estabelece uma troca afetiva.
-Estratégias para entreter e conduzir o público.
O planejamento é essencial para que tudo dê certo, ter jogo de cintura para lidar com alguma reação inesperada também.
- Conforto: parecer confortável ou natural é algo que faz diferença. Se você não estiver a vontade para interpretar ou utilizar algum objeto, tente trocar por outro recurso. Deixar os alunos confortáveis também é importante, manipule seu espaço pra que todos possam enxergar e ouvir bem e dependendo da dinâmica da aula tenham movimentação ou possam ficar parados pelo tempo necessário.

É necessário utilizar objetos, figuras, fantasia, maquiagem... em toda contação? Não. Usar esses recursos visuais é algo da escolha de quem vai contar com base no público que vai ouvir. O público infantil fica muito admirado com formas e cores, então esses recursos são uma maneira de chamar a atenção deles. Também facilita ter algo concreto para a visualização, não necessariamente mil fantoches e fantasias dispendiosas, podemos usar coisas simples como dobraduras, desenhos, barbante, pedras, sombras, garrafa, tijolo, latas, o quadro da sala para ir desenhando... qualquer coisa mesmo. Não podemos nos esquecer que o julgamento das crianças é diferente, o olhar delas é muito mais criativo e lúdico, não há a necessidade de fazermos um material elaborado demais, nada deve ser impedimento para levar algo diferente para a sala e se o professor quiser apenas contar sem nenhum apoio imagético, não há problema.
Existem diversos tipos de histórias: histórias tradicionais adaptadas, histórias escritas especificamente para o ensino do Inglês e, até mesmo, literatura infantil autêntica (realbooks).
A leitura é diferente da contação, mas nada impede que o professor utilize o livro numa leitura dinâmica, dramatizada, com as ilustrações como recurso. Inclusive, como na maioria das escolas públicas livros com historinhas infantis em inglês são um item quase inexistente, também é super válido usar livros em português para contar a história em inglês enquanto o utiliza para se nortear e como material imagético.
Procurar sugestões de livros em inglês (esse site AQUI pode oferecer ajuda para a escolha de livros em língua inglesa) e depois pesquisar no youtube por eles é um excelente modo de obter material, há muitas leituras e contações por lá. Quando não temos ideia de qual livro queremos, pesquisar por palavras chave como "book kids story", "storytelling for kids"... sempre nos traz muitas opções.
Não deixe de fazer sua pesquisa, sempre aparecem outras opções interessantes além do material que estamos focando, no youtube tem muito vídeo para leitura num estilo de slide que é ótimo para ser passado em sala, dá para tirar o áudio e ir pausando enquanto lemos. Para contação, além de termos acesso à ideias de muitos materiais diferentes, o modo como as pessoas estão contando ajudam muito a nortear quem anda meio perdido ou sem inspiração.
Esses canais por exemplo, tem várias histórias (realbooks) que podemos aproveitar para contar em sala:
Story Time for Kids - WildBrain
Stories For Kids
Children's Books
Nana's Story Time
Kids Storybooks (muitos livros tema Disney e desenhos animados)

Alguns exemplos de leitura e contação:
Storytelling with young children
Stories For Kids | The Frog Prince - Storytelling for Children (dramatização)
Storyteller Show - How the Caterpillar Became a Butterfly (contação com material imagético de papel)
Toddler Story Time - Epiphany Library (nursery rhymes e leitura dramatizada)

Fafá conta histórias: canal com conteúdo em português, mas ótimo para ser visto e adaptado. Reparem que os materiais usados para as contações são simples e muitas vezes tem formas não literais, são lidos subjetivamente.
Varal de Histórias: outro canal em português mas que pode trazer muitas ideias de material e modo de contar.

E você? tem utilizado esses recursos em sala? Me conta nos comentários como tem feito. :)

BYE!




Nenhum comentário:

Postar um comentário